Formato: programa
Criação: Cao Hamburguer
Produção: Abril de 1997 - Janeiro de 2001
Emissora: SBT
Horário: Segunda a Sexta de tarde/noite / Sábado de manhã
Disney Club foi um programa de televisão infantil brasileiro produzido em parceria pelo SBT e pela Disney. A idéia de Cao foi de um grupo de amigos que monta emissora de TV pirata e passa a interferir na programação do SBT, criando o CRUJ (Comitê Revolucionário Ultra Jovem). As transmissões aconteciam no sótão da casa em que moravam os irmãos Juca (Diego Ramiro) e Guelé (Leonardo Monteiro), que viviam com seus pais. Por causa do trabalho, os pais deles passavam a maior parte do dia fora de casa. Para apresentar a transmissão, eles tiveram que usar disfarces e codinomes para não serem descobertos por agentes da TV. Com os nomes Caju (Juca invertido), Chiclé e Maca. No CRUJ os ultra-jovens poderiam desabafar sobre todas as injustiças que sofriam com ultra-velhos, os problemas que tinham em casa, na escola, na rua e na sociedade. Além disso, a atração exibia desenhos animados produzidos pela Disney, que ficaram bastante conhecidos na época, como Timão e Pumba e a A Turma do Pateta.
Em junho de 1997 as transmissões do CRUJ foram interferidas por uma garota, que depois se tornou a nova integrante do grupo. Ela era a Malu (Jussara Marques), que chegou reivindicando um espaço feminino no programa. Ela usou o codinome Maluca.
Em 1999 o CRUJ comemorou 2 anos no ar com um programa especial e cerca de 30 ultra-jovens na reinauguração do estúdio da emissora pirata. No início do mês de maio, uma nova personagem entra em cena: Ana Paula, amiga de Guelé e da mesma sala dele no colégio, convidada para fazer um trabalho escolar, descobre por acaso o esconderijo na hora da transmissão e ela aparece com cara à mostra e coloca o famoso nariz de palhaço vermelho e se apresenta Pipoca, devido à comida favorita dela. No mesmo mês Maca saiu do programa, pois o pai dele conseguiu um emprego em Curitiba. Em outubro, mais um novo membro entra: um menino rico vindo do interior do estado de São Paulo chamado Frederico (Murilo Troccoli). Ele cai do céu de pára-quedas entrando pelo teto da antena.. Para o disfarce usa pano preto em que duas pontas amarradas atrás e outras duas para baixo, deixando apenas os olhos a mostra. Meses depois, os integrantes arranjaram uma nova máscara: uma cara de cachorro.
Em 2000 o CRUJ comemorou três anos, com a participação de Maca. No mesmo ano, Rico saiu do CRUJ, pois seus pais se mudaram para Miami.
Em 2001 a atração sofreu alterações em seu formato, passando a caracterizar uma novela entre os membros no CRUJ e as pessoas que viviam perto da casa de onde eram feitas as transmissões piratas. Novos membros ingressaram como: Paracleto, um pasteleiro que suspeitava das transmissões piratas; Maya, o grande amor da vida de Juca; e a Turma da Rua de Baixo (formada por rivais dos integrantes do CRUJ). Meses depois, a trama foi alterada com a saída de Maya e da Turma da Rua de Baixo e a chegada de Sputnik (Diegho Kozievitch), um extraterrestre que tinha feições de um menino terráqueo qualquer e que havia perdido a memória. O último Disney Club foi exibido no dia 19 de janeiro de 2001. A partir daí foram exibidas reprises até 2003.
Juca/Caju (Diego Ramiro)
Em 1997 tinha 12 anos. Foi o inventor, líder e presidente do CRUJ. Inteligente e determinado, era visto como ídolo pelo seu irmão mais novo Guelé.
Guelé/Chiclé (Leonardo Monteiro)
Em 1997 tinha 7 anos e é o irmão mais novo de Juca. Ele tem comportamento mimado e rebelde, chegando querer igualar ao seu irmão, se inspirando no bordão "Meu irmão, meu ídolo!".
Maca ou Macarrão/Macaco (Caíque Benigno)
Em 1997 tinha 13 anos e é amigo de Juca. Ele tem uma personalidade mais alegre e engraçada, além de gostar muito de comer. Fica no comando do "play" desde a fundação da TV CRUJ e ajuda Caju e Guelé. Porém 1999 ele saiu do programa e foi substituído por Pipoca.
Malu/Maluca (Jussara Marques)
Ela entrou no CRUJ de paraquedas e adora moda e usava as perucas de várias cores. Seu bordão era "Meu nome não é Maluca, o meu codinome é que é Maluca".
Ana Paula/Pipoca (Danielle Lima)
Entrou no programa em 1999 e substituiu Maca no "play". É estudante da mesma sala do Guelé. Seu codinome é Pipoca porque ela gosta tanto de comer pipoca.
Frederico/Rico (Murilo Troccoli)
Entrou no CRUJ quase no fim de 1999. Seus pais viajavam muito para Miami e tinham terras no interior de São Paulo. Inicialmente, o rico usava um pano preto em que duas pontas amarradas atrás e outras duas para baixo, deixando apenas os olhos a mostra, mas houve problema, pois não gostou do disfarce e os integrantes arranjaram uma nova máscara: uma cara de cachorro com a cor de laranja e o nariz e pêlos pretos. Rico saiu do CRUJ em 2000, quando seus pais resolveram se mudar para Miami.
Comentários
Postar um comentário