Manda-Chuva

Formato: desenho animado
Autor: Hanna-Barbera
Produção: 1961-1962
Emissoras no Brasil: SBT, Rede Globo, Cartoon Network
Episódios: 30


Manda-Chuva é uma série animada da Hanna-Barbera, transmitida originalmente nos anos 60. Manda-Chuva é o líder de uma gangue de gatos de rua: Bacana, Espeto, Batatinha, Gênio e Chu-Chu.

O personagem central, Manda-Chuva é o líder de uma gangue de Nova York de gatos de rua: Bacana, Espeto, Batatinha, Gênio e Chu-Chu. Manda-Chuva e sua gangue foram inspirados por personagens da comédia popular You'll Never Get Rich (mais tarde chamada de The Phil Silvers Show). Também foi dito que os Bowery Boys influenciaram o programa. Maurice Gosfield, que interpretou o Corsário Duane Doberman de The Phil Silvers Show, também emprestou sua voz a Batatinha em Manda-Chuva (a aparência grandiloquente de Batatinha foi baseada em Gosfield). Outra possível fonte de material foi Joca e Dingue-Lingue, um segmento de Dom Pixote, que também tinha paralelismo com The Phil Silvers Show.

Manda-Chuva mora em um balde magnífico com todos os confortos que estes gatos bem adaptados precisam. Ele acredita em tirar vantagem de toda a situação que lhe ofereça algum ganho financeiro. Mesmo sendo oportunista ele nunca pensaria em magoar ninguém. Tem um telefone em um poste que, tecnicamente, é de uso da polícia. Mas isso não impede Manda-Chuva de fazer ligações frequentes e gratuitas. Suas refeições são cortesia das entregas de leite da vizinhança deixadas nas portas das casas de manhã cedo. Mas ele também descola seu exemplar gratuito de jornal diariamente. Sua mente criativa e sua presença de espírito afunilam sua energia para um único objetivo: elevar o padrão de vida dele e de seus amigos. Ele pode, facilmente, entrar e sair de qualquer situação. Líder nato, Manda-Chuva comanda seus cinco amigos a fazerem um plano mirabolante atrás do outro. Seu maior defeito consiste em nunca dar ouvidos aos outros e só querer saber de ouvir a própria voz, o que já o fez perder grandes oportunidades.

Uma frequente linha do enredo girava em torno do policial local, Guarda Belo, e suas tentativas ineficazes de expulsar a gangue do beco. A única razão para ele querer se livrar deles era que Manda-Chuva e sua gangue estavam constantemente tentando ganhar dinheiro rápido - normalmente através de um golpe ilegal. A aparência de Belo foi modelada em Allen Jenkins, que fez sua voz. Dibble (o nome original de Guarda Belo), anteriormente sendo apenas para a ferramenta de fazer buracos para plantar sementes, adquiriu um segundo significado no vernáculo como gíria de policiais.




Comentários