Tom e Jerry

Formato: desenho animado
Autor: William Hanna e Joseph Barbera
Produção: 1940-2008
Emissoras no Brasil: Rede Globo, SBT, Cartoon Network



Tom e Jerry foi criado por William Hanna e Joseph Barbera para a Metro-Goldwyn-Mayer. O centro da trama se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry. As perseguições eletrizantes, sempre vinham acompanhados por boa trilha sonora. Também eram utilizadas diversas armadilhas e truques que no final não davam resultado satisfatório. Alguns personagens também marcam presença na trama como o bulldog Spike e o rival de Tom, o gato Butch.

O primeiro curta foi lançado em 10 de fevereiro de 1940. Um concurso foi realizado para renomear os dois personagens e foi vencido pelo animador John Carr, que sugeriu Tom o gato e Jerry o rato. O estúdio então iniciou a produção do segundo desenho animado de Tom e Jerry, The Midnight Snack (1941). A série desenvolveu um tom mais rápido, enérgico e violento que foi inspirado no trabalho do colega da MGM Tex Avery. Em 1956 o estúdio de desenhos animados da MGM foi fechado. 

Em 1961, a MGM reviveu a franquia Tom e Jerry e contratou o estúdio de animação europeu Rembrandt Films para produzir curtas. Enquanto os de Hanna-Barbera geralmente aconteciam dentro e fora de uma casa, os de Deitch optavam por locais mais exóticos, como um navio baleeiro do século XIX, as selvas de Nairóbi , uma acrópole grega antiga ou o Velho Oeste. Em 1961, Tom e Jerry tornou-se a série de curtas de animação de maior bilheteria da época, destronando Looney Tunes. 

A partir de 1963, Jones e Goldman produziram mais 34 curtas de Tom e Jerry. Embora os de Jones fossem geralmente considerados uma melhoria em relação aos de Deitch, eles tiveram graus variados de sucesso crítico. A MGM cessou a produção de curtas de Tom e Jerry em 1967, quando Jones passou para especiais de televisão. 

A partir de 1965, Tom e Jerry começaram a aparecer na televisão em versões fortemente editadas. A equipe de Jones foi obrigada a remover Mammy Two Shoes. No entanto, as transmissões no Cartoon Network e Boomerang mantêm Mammy. 

Em 1975 Hanna e Barbera produziu The Tom and Jerry Show para as manhãs de sábado. Esses 48 curtas foram combinados com desenhos animados de Grape Ape e Mumbly, para criar The Tom and Jerry/Grape Ape Show, The Tom and Jerry/Grape Ape/Mumbly Show e The Tom and Jerry/Mumbly Show, veiculados até setembro de 1977. 

A Filmation Studios foi contratada pela MGM Television para produzir uma série de TV de Tom e Jerry, que estreou em 1980. Os desenhos animados de Tom e Jerry da Filmation eram visivelmente diferentes dos de Hanna-Barbera, pois retornaram Tom e Jerry à fórmula de perseguição original, com um formato de humor um pouco mais "pastelão". Esta encarnação, bem como a versão de 1975, não foi tão bem recebida pelo público quanto os originais, e durou até setembro de 1982.

Uma das maiores tendências para a televisão nas décadas de 1980 e 1990 foi a "babificação" (versões infantis) de estrelas clássicas dos desenhos animados. Em 2 de março de 1990 estreava Tom & Jerry Kids. Apresentava uma versão jovem da famosa dupla de gato e rato perseguindo um ao outro. 

Em 2006, uma nova série chamada Tom e Jerry Tales estreou. Treze episódios de meia hora, cada um composto por três curtas foram produzidos. A série foi cancelada em 2008.




Comentários