TV Cultura

 

A TV Cultura foi criada na década de 60 em São Paulo com objetivo de criar um canal com programas culturais e educativos. Foi inaugurada em 1969 pela e mantida pela Fundação Padre Anchieta. O programa infantil de maior sucesso da emissora foi Castelo Rá Tim Bum.

A TV Cultura entrou no ar no dia 20 de setembro de 1960 e iniciou suas operações com um estúdio de 30 m², com técnicos e atores eram da TV Tupi. Em 1963, os Diários Associados formam parceria com o Governo do estado de São Paulo e com o SERTE (Serviços de Educação de Rádio e Televisão), que dariam origem a dez horas de programação educativa na emissora.

Em setembro de 1967, o governador de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, cria a Fundação Padre Anchieta (Centro Paulista de Rádio e TV Educativa). Esta fundação era composta por diversos profissionais, faculdades (USP, Unicamp, PUC, Mackenzie, entre outras), sociedades privadas e públicas (ABI, UBE, etc.) e com setenta centavos de cada paulista. A Fundação Padre Anchieta adquire então dos Diários Associados a TV Cultura e a Rádio Cultura. A TV Cultura torna-se então a segunda emissora de TV educativa do Brasil (a primeira foi a TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco). 

A Rede Pública de Televisão, formada pela união da TVE Brasil com a TV Cultura, foi extinta no dia 2 de Dezembro de 2007, data da inauguração da TV Brasil, a TV pública do Governo Federal. 

Para o público infanto-juvenil, a TV Cultura e a Rede Globo uniram-se ao Sesame Workshop para produzir a versão brasileira do norte-americano Sesame Street, chamada no Brasil de Vila Sésamo (1972 a 1977). Logo, a TV Cultura passou a ser especialista em programas infantis educativos, como Bambalalão, Rá-Tim-Bum, X-Tudo, Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó.


                       


Comentários