Cartoon Network

 


O CartoonNetWork foi o primeiro canal de televisão a voltado apenas para desenhos animados. Pertence à Time Warner e foi ao ar em 1992 nos EUA. O canal chegou no Brasil em 1993. Além de passar desenhos clássicos como Looney Tunes e Popeye, o canal também criou desenhos próprios como O Laboratório de Dexter, A Vaca e o Frango e Johnny Bravo.


Em 1 de outubro de 1992, o Cartoon Network foi lançado. O primeiro desenho animado foi Rhapsody Rabbit. A programação inicial do canal consistia exclusivamente em reprises de desenhos animados da Warner Bros., MGM e Hanna-Barbera. O logotipo original do Cartoon Network, foi usado de 1º de outubro de 1992 até 13 de junho de 2004. 

O Cartoon Network não foi o primeiro canal a cabo com desenhos animados, no entanto, foi o primeiro canal com 24 horas de desenhos animados. O Late Night Black and White mostrou os primeiros desenhos animados em preto e branco, da década de 1930, bem como Merrie Melodies e desenhos MGM em preto e branco. avia também um bloco de desenhos à tarde chamado High Noon Toons, que era apresentado por fantoches de cowboys. No final de 1994, o Cartoon Network havia se tornado o quinto canal a cabo mais popular dos Estados Unidos.

O primeiro show original exclusivo da rede foi The Moxy Show, uma série de antologia de animação exibida pela primeira vez em 1993. A primeira série produzida pela Cartoon Network foi Space Ghost Coast to Coast em 1994. Kevin Sandler considerou o Space Ghost Coast to Coast fundamental para estabelecer o apelo do Cartoon Network para o público mais velho.

Em 1994 o Cartoon Network Studios foi fundado e iniciou a produção de What a Cartoon!. Este show estreou em 1995, oferecendo curtas de animação originais encomendados pela Hanna-Barbera e vários animadores independentes. O Cartoon Network foi capaz de avaliar o potencial de certos curtas para servirem como pilotos para séries derivadas e assinar contratos com seus criadores para criar novas séries originais. O Laboratório de Dexter foi a mais popular de acordo com uma votação realizada em 1995 e acabou se tornando o primeiro spin-off de What a Cartoon! em 1996. Mais tarde novas séries do What a Cartoon! se tornaram os primeiros "Cartoon Cartoons" como Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, As Meninas Superpoderosas, Coragem, o Cão Covarde, Du, Dudu e Edu e Mike, Lu & Og, estreando entre 1997 e 1999. Essas séries originais pretendiam atrair um público mais amplo do que a média dos desenhos animados das manhãs. Kevin Sandler afirmava que esses desenhos eram menos "indecentes" e menos "socialmente responsáveis". 

Em 1995, o Cartoon Network lançou o seu site na internet, incialmente batizado de "Cartoon Network Online". Mais tarde referenciado simplesmente "CartoonNetwork.com".

A partir de 1996, o Cartoon Network começou a exibir programas pré-escolares nas manhãs como Big Bag e Small World.

Em 1997, o Cartoon Network lançou um novo bloco de ação intitulado Toonami. Sua programação inicialmente consistia em reprises dos anos 80 de Robotech e ThunderCats. No entanto, novos shows foram introduzidos e consistiam em desenhos animados e animes de ação como Sailor Moon, Tenchi Muyo!, Mobile Suit Gundam Wing e Dragon Ball Z. 

Em 2000 o canal lançou o seu novo Cartoon Cartoon: Sheep na Cidade Grande. Também lançou um outro canal chamado Boomerang, que apresentava séries e desenhos animados retrô. Em 2001, três novas séries originais estrearam: Time Squad, Samurai Jack e Grim & Evil. Em setembro foi iniciado o Adult Swim, um bloco de desenhos feitos para adultos.


Cartoon Cartoons:

         


Outros desenhos:

Comentários